domingo, 29 de agosto de 2010

Como instalar o Ubuntu?

Passos para Instalação do Ubuntu

O primeiro passo é entrar no Setup e configurar a BIOS para que o computador inicie através do dispositivo onde está o instalador do Ubuntu. Na maioria das vezes, que se inicie por um CD. Vale ressaltar que nas máquinas antigas é possível entrar no Setup pressionando a tecla “Del” (ou “Delete”) assim que a máquina for ligada. Já nos micros mais recentes, a tecla a ser pressionada é informada no momento da inicialização, é só ficar atento!

Durante o boot a partir do CD, a primeira pergunta é sobre a linguagem. Pressionando a tecla F6 na tela de boot você tem acesso à linha de opções para o Kernel. Ao iniciar surgirão opções de iniciar o Ubuntu, experimentá-lo, instalá-lo, e outras. Se a sua intenção é analisar o SO antes de instalá-lo em definitivo vá em “Testar o Ubuntu sem qualquer mudança no seu computador”, caso já esteja decidido em relação à instalação do sistema vá em “Instalar o Ubuntu”.

O Ubuntu é uma distribuição relativamente pesada, que carrega um grande volume de componentes durante o boot, consumido um pouco mais de 200 MB de memória RAM para o sistema e mais certa quantidade para o Ramdisk, usado para armazenar as alterações feitas durante o uso, assim como em outros live-CDs. Conforme você instala programas e faz alterações, o Ramdisk cresce até o ponto em que toda a memória é ocupada e o sistema passa a exibir uma mensagem de "disco cheio".

Ao instalá-lo no HD, o instalador desativa estes componentes adicionais, fazendo com que ele passe a se comportar como uma distribuição tradicional, salvando todos os dados no HD.


Seleciona-se a opção “Instalar o Ubuntu”. Ao abrir o instalador, as primeiras perguntas são sobre linguagem, layout do teclado e o fuso-horário. Ao escolher o português do Brasil na tela de boot, o layout do teclado é automaticamente configurado para ABNT2 e o fuso para o horário de Brasília.


Em seguida vem a etapa do particionamento, que é sempre a mais importante em qualquer instalação. O instalador oferece a opção de alterar o particionamento de forma automática, redimensionando uma das partições existentes (atendendo aos iniciantes), mas conserva a opção de particionar manualmente.


Além de ter um controle maior sobre o tamanho das partições, uma vantagem do particionamento manual é que é possível usar partições separadas para o diretório home, ou para outro onde o usuário pretenda armazenar arquivos. Todavia, antes da instalação, é sempre bom fazer backup dos dados , já que durante o particionamento há probabilidade de perda de dados.


O Ubuntu irá analisar o disco e irá apresentar as partições que esteve a criar na secção anterior. Quando o Ubuntu apresentar as partições, deverá selecionar as devidas partições e definir os seus atributos, clicando no botão “Modifica“.

No caso da imagem, a partição com o tipo de ficheiros ext3 com 10GB de tamanho, é a partição do Ubuntu e seus programas. Então, selecionando e clicando no botão “Modifica“. É apresentada uma janela que deverá ser preenchida da seguinte maneira:

Tamanho da nova partição em megabytes: manter o valor;

Utilizar como: selecione a opção “Sistema de ficheiros Ext4 com jornal”;

Formatar a partição;

Mount point: nesta parte deve selecionar a opção “/”, que indica que esta partição será a raiz do Ubuntu.

Depois disso, deve-se cliquar no botão OK.

A partição com o tipo de ficheiros ext3 com o tamanho diferente de 10GB, ou seja, a partição que criou para home deverá ser modificada para o seguinte:

Tamanho da nova partição em megabytes: manter o valor;

Utilizar como: selecione a opção “Sistema de ficheiros Ext4 com jornal”;

Formatar a partição. No caso de estar apenas a atualizar o computador para uma nova versão do Ubuntu, não marque, de modo a que o novo Ubuntu busque as várias configurações do seu Ubuntu anterior;

Mount point: nesta parte deve selecionar a opção “/home”, que indica que esta partição será a raiz do Ubuntu.

Depois disso, deve-se clicar no botão OK.

Quanto à partição do tipo Swap, não precisa modificar nada, pois o Ubuntu sabe o que fazer com ela automaticamente.

Depois de verificar se tudo está correto, deve-se clicar no botão “Avançar“.

Depois do particionamento, surge a tela de criação do login administrativo, que será usado por padrão, juntamente com a opção de ativar o login automático durante a inicialização. Essa opção pode ser alterada posteriormente através do "Sistema > Administração > Janela de início de sessão".

A senha que é solicitada é a senha de usuário, sendo apenas uma precaução contra a possibilidade de alguém executar comandos na máquina sem o conhecimento do dono.

Por padrão, a conta de root vem desabilitada, uma medida para incentivar o uso do sudo. Entretanto, nada impede que o usuário defina uma senha de root manualmente e passe a utilizar a conta quando necessário, da mesma maneira que em outras distribuições. Para isso, basta usar o comando "sudo passwd" a qualquer tempo.

É possível migrar documentos de outros sistemas operacionais para o Ubuntu. A importação resulta em uma mistura entre as configurações padrão do Ubuntu e do sistema anterior.

Em seguida surge a tela "Pronto para instalar", que exibe um resumo da instalação. Clicando no "avançado" é possível ter acesso à configuração do gerenciador de boot, onde pode orientar o instalador a gravá-lo na partição (de maneira a não subscrever o gerenciador de boot atual). Por default, o Ubuntu instala o grub na MBR e adiciona outros sistemas operacionais instalados ao menu de boot.

É possível instalar os pacotes posteriormente através do "Sistema > Administração > Suporte a Idiomas".

Quando a instalação está concluída aparece uma tela com a opção para reiniciar o Ubuntu, e a partir deste procedimento o sistema pode ser usado.


http://www.guiadohardware.net/tutoriais/ubuntu/


- Novaes, Cláudio. Como Instalar o Ubuntu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário