domingo, 29 de agosto de 2010

Como instalar os programas?

Instalando os ptogtamas

A maioria das aplicaçoes Linux são de código livre, e dependem muito de biblioteca exernas para funcionar, afinal as blibliotecas aclopadas tomaria muito espaço na memória do computador, assim como no windows.

A maior parte dos Sistemas Operativos Linux desenvolveu um sistema em que podes fazer o download de um programa, com qualquer dependência, sem ter ficheiros duplicados por todo o disco poupando muito espaço. Ao mesmo tempo, este sistema permite ter uma localização central de cada pacote de instalação e atualização. Este sistema é chamado de Gerenciador de Pacotes e no Ubuntu ele aparece-te em forma de apt-get, aptitude, Add/Remove..., Update Manager e Synaptic. Todos estes programas são ligações ao mesmo Gestor de pacotes desenvolvido para Ubuntu.



Instalar software com Synaptic

O Synaptic é um programa gráfico para instalar pacotes e provavelmente aquele que é mais confortável. Podes iniciá-lo a partir de Sistema - Administração – Gerenciador de Pacotes Synaptic;Quando aparecer uma rela para digitar a senha, digite qualquer senha.

Após abrir as telas dos programas, os passos abaixo devem ser seguidos na ordem;
Em primeiro lugar procura o pacote que deseja instalar. Existem diversos temas, aplicações, bibliotecas e documentação no Synaptic. Todos esses pacotes estão alojados nos servidores do Ubuntu para poderes fazer o download ou updates; o gerenciador de pacotes funciona um pouco como o Windows Update que não só mantém o teu sistema actualizado, mas também programas secundários que tenhas instalado com ele. Podes encontrar pacotes explorando as categorias da barra lateral à esquerda ou procurando por eles. Clica em Procurar na barra de ferramentas.
1, Procurar


Quando encontrares o pacote que queres instalar, clica com o botão direito do mouse sobre ele e marca-o para ser instalado. Uma grande parte deles vai informar-te sobre as dependências que também vão ser instaladas ao mesmo tempo! Também podes apagar esses mesmos pacotes da mesma forma (botão direito do rato, e clicar em marcar para remoção. Também podes instalar mais que um programa ao mesmo tempo, poupando assim bastante tempo.


2. Selecionar os pacotes para instalação no Synaptic
3. Aplicar


Uma vez marcados todos os pacotes que queres instalar, podes agora clicar no botão Aplicar. O que vai fazer com que o Synaptic faça o download, instale e configure todos os programas marcados. Mais fácil é difícil.

O programa pode não estar no Synaptic

Existem algumas razões que justificam o fato de um porgrama não estar presente no Synaptic:

 O gerenciador de pacotes do Ubuntu recebe a sua lista de pacotes dos repositórios principais do Ubuntu, mas existem mais repositórios do que estes principais. Existem outros repositórios oficiais do Ubuntu!

Se não estás ligado à internet, não estás completamente sem sorte. Pode ser que o pacote que procuras esteja disponível no CD.

 Mesmo que o pacote não esteja disponível em nenhum repositório, podes sempre instalá-lo manualmente.



Instalei-o, mas para onde foi o meu programa?

Assim que instalado um programa o menu ”Aplicações”, tornando o seu novo programa disponível em um link.

Como desinstalar o um programa?

Para remover um programa, utiliza-se o mesmo processo feito para adicionar – basta marcar para Remover em vez de marcar para Instalar no passo 2. Caso queira remover os ficheiros de configuração também (por exemplo para tirar umas configurações estranhas) selecciona "Remoção Completa". Depois de remover sempre clicar em aplicar alterações.



Instalar software pelo terminal

a diferença entre o synaptic e os comandos utilizados no terminalé apenas a interface gráfica. O comando utilizado é:

sudo apt-get install [nomedoprograma]


A parte do comando sudo significa que temporariamente cedes direitos de super-user/administrador ao comando, desde que forneça uma senha correta do utilizador.


Também é possivel procurar na linha de comandos como no Synaptic. Pelo comando:

 apt-cache search [nomedoprograma]

Para remover um pacote:

 sudo apt-get remove [nomedoprograma]

Remover também os ficheiros de configuração:

sudo apt-get remove --purge [nomedoprograma]



Instalar um pacote manualmente (.deb, .package...)

Uma outra opção para instalar os programas é baixando os pacotes referentes a suas extensões como por exemplo: .deb, .rpm, .tar.gz, .sh, .bin, .exe;

para instalar esses pacotes pode ser usado o comando “dpkg *.deb install sun (e para facilitar aperte TAB 2 vezes que o comando será completado).

O exemplo de instalação desses pacotes segue abaixo:

Pacote Debian (.deb)

Quando é feito download de um programa pelo gestor de pacotes, é na verdade feito download de pacotes Debian! É possível instalar individualmente os pacotes de que foi feito download, mas a não ser que tenham sido compilados especificamente para Ubuntu, não é garantido que funcionem. Para instalar esses pacotes basta apenas da um clique duplo sobre a pasta.

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/images/instalar_tudo/Gdebi.png

O instalador de Pacotes Debian (GDebI)

E então é carregado no Install Package para instalar. Se te faltarem dependências, ele vai informarquais são. Também vai informar se existe uma nova versão disponível nos repositórios!

Outra forma de instalar pacotes Debian é usando o comando dpkg, que é o que o gestor de pacotes usa para manipular os pacotes Debian (ou simplesmente: debs). A sintaxe é como a seguite: se o pacote está localizado no Desktop e o username é Ubuntu então instalas o pacote teste.deb com dpkg -i /home/Ubuntu/Desktop/teste.deb.


Autopackage (.package)

O formato Autopackage é suposto ser um instalador de pacotes nas distribuições Linux "Neutra". Este usa o seu próprio sistema de gestão de pacote, que é feito um download da Internet e instalado com o primeiro Autopackage que se instalar. Para instalar um autopackage chamado teste.package, localizado no Desktop do utilizador UbuntuPT, primeiro confirma que tem #Permissões para executar no sistema, depois corre /home/UbuntuPT/Desktop/test.package. O instalador irá fazer umas perguntas, provavelmente qual a tua password.


FONTE: http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Como_instalar_tudo_em_Ubuntu#Gerenciador_de_pacotes

Nenhum comentário:

Postar um comentário