domingo, 29 de agosto de 2010

Instalando compactadores

Como compactar e descompactar arquivos rar, 7z, zip, bzip2, gzip, tar no Ubuntu

O compactador padrão do Ubuntu não oferece suporte para extrair arquivos .rar, então a solução é instalar o RAR através do seguinte comando no terminal:

sudo apt-get install rar

Caso queira fugir do terminal vá no menu Aplicações>> Adicionar/Remover Aplicações>> Acessórios e marque para a instalação o aplicativo RAR. Agora para descompactar um arquivo basta digitar o seguinte comando:

rar e arquivo.rar

A opção e significa que é para extrair, caso queira descobrir outras funcionalidades, como por exemplo descompatar arquivos com senha, digite no terminal:

rar –help

Você descobrirá todas as opções disponíveis. O problema é que o RAR não é um software gratuito e após o período de 40 dias é necessário comprar uma licença ou ele ficará em situação irregular. A solução foi remover o RAR e instalar o unrar-free com o comando:

sudo apt-get install unrar-free

Para extrair um arquivo digite:

unrar-free -x arquivo.rar

Caso queira um programa com interface gráfica instale o Ark:

sudo apt-get install ark

Ele suporta os formatos tar, gzip, bzip2, zip, lha e utiliza o unrar-free para abrir arquivos .rar, para que ele se torne padrão no sistema clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo .rar vá em Propriedades>> Abrir Com>> Selecionar Ark, como mostra a imagem:

                                                                          
Também é possível encontrar dificuldade com o formato .7z que esta compactado o emulador de Playstation 2 PCSX2. A solução é instalar a versão para linux em Aplicações>> Adicionar/Remover Aplicações>> Acessórios>> 7zip, depois digitar no terminal os seguintes comandos:

7z e arquivo.7z : para descompactar arquivos 7z

O formato 7z é atualmente o que consegue a melhor compressão, caso queira compactar seus arquivos neste formato digite:

7z a archive.7z : compacta os arquivos da pasta que estiver

7z a archive.7z nome_da_pasta/* : compacta todos os arquivos do diretório nome_da_pasta



Nenhum comentário:

Postar um comentário