domingo, 29 de agosto de 2010

Ubuntu?! Do que se trata?

 O Ubuntu


O Ubuntu é provavelmente a distribuição Linux mais usada atualmente. Ele é desenvolvido pela Ubuntu Foundation, uma organização sem fins lucrativos, que por sua vez é patrocinada pela Canonical Inc., que ganha dinheiro vendendo suporte, treinamentos e customizações do Ubuntu. Esta combinação de ONG e empresa tem dado muito certo, combinando os esforços de um sem número de voluntários e um grupo de desenvolvedores bem pagos que trabalham em tempo integral no desenvolvimento do sistema.

O Ubuntu usa um sistema de numeração das versões incomum. Os releases são numerados com base no mês e ano em que são lançados e recebem um codinome. A primeira versão oficial foi Ubuntu 4.10 (lançado em outubro de 2004), apelidado de "Warty Warthog", seguido pelo 5.04 (lançado em abril de 2005), apelidado de "Hoary Hedgehog" e pelo 5.10 (outubro de 2005), batizado de "Breezy Badger". Os próximos foram o 6.06 (Dapper Drake), 6.10 (Edgy Eft), 7.04 (Feisty Fawn), 7.10 (Gutsy Gibbon), 8.04 (Hardy Heron), o 8.10 (Intrepid Ibex) e o 9.04 (Jaunty Jackalope).

As versões regulares do Ubuntu recebem atualizações e correções durante um período de 18 meses, de forma que o usuário acaba sendo obrigado a atualizar o sistema a cada três versões. Como uma opção para quem quer mais estabilidade e a opção de manter o sistema por mais tempo, existem as versões LTS (long term support), que recebem atualizações por um período de 3 anos (5 anos no caso dos servidores). Elas são as versões recomendáveis para estações de trabalho e para uso em empresas. As versões LTS são montadas dentro de um controle de qualidade mais estrito e passam por um período de testes mais longo, resultando em versões mais estáveis. Se os planos não mudarem, a próxima versão LTS será o 10.04, planejado para abril de 2010.

O Ubuntu não é a distribuição mais estável, nem a mais fácil de usar, mas a grande disponibilidade dos CDs de instalação e toda a estrutura de suporte criada em torno da distribuição acabaram fazendo com que ele se tornasse uma escolha segura que a maioria acaba testando antes de experimentar outras distribuições.

Nas primeiras versões, o Ubuntu usava uma versão levemente modificada do instalador do Debian Sarge, um instalador bastante simples, em modo texto. Isso afastava muitos usuários. O instalador em modo texto continua disponível através do "alternate CD", mas a versão live-CD tomou a frente e passou a ser o modo recomendado de instalação

O sistema operativo Ubuntu Lucid Lynx é cada vez mais usado pelos utilizadores pelo fato de ser um sistema limpo, muito seguro, bastante prático e atualmente bastante interligado às redes sociais.

Antigamente, o Ubuntu era um sistema básico, demasiado simplista e por isso exigia muito pouco dos computadores. Atualmente a enorme quantidade de funcionalidades que tornam toda a utilização do Ubuntu automática e bastante bonita visualmente faz com que os requisitos ao nível de hardware sejam um pouco superiores. Além disso, depois de instalar o novo Ubuntu 10.04, o usuário tem à sua disposição todas as aplicações que um usuário comum precisa, desde aplicações de escritório (como editores de texto, equivalente ao Word, e folhas de cálculo, semelhante ao Excel), a aplicações de Internet (Firefox, messengers, e-mail), aplicações de desenho e edição de imagem e, claro, aplicações de multimídia para ouvir música e ver filmes. Todas essas aplicações começam a ter uma certa interligação que proporcionam um bem estar superior ao usuário, já que tudo é automático: praticamente não é preciso instalar drivers.



Nenhum comentário:

Postar um comentário